Recebemos um pedido de ajuda deste pai e da Ana Beatriz para divulgar e partilhar esta história. Os pais da Ana não conseguiram comparticipação do estado e não conseguem comprar o aparelho… Mais uma vez o estado português só decide não ajudar quem realmente precisa…só ajuda mesmo quem não precisa e sabe enganar o estado… É revoltante… Pedimos aos leitores para partilharem esta história a ponto de isto ser vergonhoso para o estado português… Caso alguém queira ajudar podemos dar o contato direto do pai da Ana Beatriz. No final de contas todos temos direito a ouvir não?
Olá, eu sou a Ana Beatriz mas todos me chamam de Bea. Tenho 9 anos. Poderia ter sido eu a escrever este texto mas na realidade foi o meu pai que o fez por mim pois nasci surda e até agora, mesmo com o implante no ouvido esquerdo, tenho muitas dificuldades em compreender os sons e a memoriza-los. Por isso, e apesar de andar no 4 ano, também tenho muitas dificuldades em fazer um texto ou até mesmo interpreta-lo.
Quando fiz 1 aninho os médicos descobriram que eu tinha uma surdez bilateral de severa a profunda, palavras muito complexas de ler mas principalmente muito difíceis para os meus pais “encararem”. Eu era muito pequenina e não me lembro de nada…mas sei que foi um choque enorme para eles… Eu sempre fui uma menina feliz mas com a idade a avançar tem dias que me sinto um pouco “distante” dos outros meninos que ouvem porque não consigo comunicar muito bem com eles…até já comentei isso com o meu pai algumas vezes. Fui implantada no hospital de Covões em Coimbra em abril de 2008 e desde aí a minha vida mudou.
Com o implante coclear consegui ouvir pela primeira vez na minha vida…consegui ouvir a voz dos meus pais, dos meus amigos, os passarinhos…até consigo ouvir música!!! Adoro ouvir música e dançar!!! Sei que os meus pais nunca teriam possibilidade financeira para me dar este “sorriso” que se chama Implante coclear…por isso tenho a agradecer muito ao sistema nacional de saúde por ter me dado esta alegria….de poder OUVIR!!! Pode parecer uma simples palavra para quem ouve mas para mim é tudo na vida… Por isso tenho muito cuidado com o meu processador…faz parte de mim, é como se fosse uma parte do meu corpo…mas …não deixa de ser um aparelho electrónico… Tem desgaste…anda comigo sempre…ao frio, ao vento, ao sol e não anda à chuva porque eu tenho sempre o cuidado de me abrigar com medo que se estrague. Tem quase 8 anos, mesmo com todo cuidado que tenho já começa a dar vários problemas. Volta e meia sisma e não liga!! Já tem uma rachadela no plástico que provoca entrada de humidade no sistema electrónico. Já não existem peças em stock nas lojas aqui em Portugal…
Quando avaria alguma tenho de esperar no mínimo uma semana para que seja enviada da Austrália. Uma semana sem ouvir é terrível para mim… Não sei mais viver num mundo sem sons….para não falar nas dificuldades que depois sinto na escola. Precisava mesmo de substituir o processador da fala pelo novo modelo, ia fazer com que tivesse uma melhor nitidez na audição e ficava mais tranquila pois a assistência técnica já iria ter todas as peças cá em Portugal. Mas sem a comparticipação do estado isso torna-se impossível para os meus pais. Morro de medo de que a qualquer momento fique sem ouvir… Ouvir deveria ser um direito de todos…e não um luxo para alguns…
Ana Beatriz Ajudem-me a divulgar obrigado!
Esta palavras marca qualquer pessoa… “Mas sem a comparticipação do estado isso torna-se impossível para os meus pais. Morro de medo de que a qualquer momento fique sem ouvir… Ouvir deveria ser um direito de todos…e não um luxo para alguns…”
Ajudem a Ana Beatriz, para mais informações contatar o site ou pelo pagina de Facebook do Vai dar Zebra.
- Russo salta do topo de um prédio sem qualquer equipamento se segurança… Vê o que acontece!
- Ele colocou a base de alface no copo com água. Pouco tempo depois aconteceu isto…
Pedimos sua ajuda para a partilha desta história, não se deve pedir para partilhar mas isto tem que ser mesmo… Contamos contigo…