Hoje em dia, estamos cada vez mais conscientes da nossa alimentação e dos produtos que usamos, vamos cada vez mais, prestando atenção aos rótulos e á lista de ingredientes.
E quando fazemos isto, podemos descobrir, um dos responsáveis pelo Parkinson, Alzheimer e o cancro colo-rectal.
Assim, aqui ficam algumas dicas para identificar esses ingredientes e conseguir comer exactamente o que quer comer.
1 – O código dos aditivos. Que costumam estar sob o código E, mas nem todas são industriais. Por exemplo, o E330 é um conservante natural que podemos encontrar no sumo de limão: o ácido cítrico.
Foto
Mas para além deste, podemos encontrar:
• E100 a E180 : os corantes
• E200 a E290 : os conservantes
• E300 a E322 : os antioxidantes (para evitar o envelhecimento do produto)
• E400 à E495 : os emulsificantes, estabilizantes, espessantes, gelificantes (para dar textura)
• E420, E421 et E950 a E967 : os edulcorantes (dão aquele gosto doce)
2 – O E171 e o nível de amianto. De todos os aditivos, este é aquele que deve por de parte. Está presente nas pastilhas elásticas, nas pastas de dentes, nas gomas, nos M&M’s, em comidas prontas, etc.
Este aditivo, é o que permite as cores vivas das gomas, por exemplo, pois são nano partículas de dióxido de titânio, que é um produto químico. Mas como são mais pequenas que os nossos glóbulos vermelhos, acumulam-se facilmente nos nossos orgãos, especialmente no cérebro. E podem causar doenças como Parkinson, Alzheimer ou mesmo cancro colo-retal.
O perigo maior, é que são as crianças que comem primeiro essas nanoparticulas.
3 – E a lei, o que diz?
A lei diz que todos os produtos têm que ter um rotulo e que nesse rotulo deve estar o pais de origem, as datas de validade, de fabricação, as instruções, a quantidade liquida, lista de ingredientes, etc. claro que aqui não entram as frutas, vegetais e os lacticínios frescos.
4 – A ordem dos ingredientes. Na dita lista, os ingredientes estão por ordem decrescente de acordo com a sua quantidade. Por exemplo, no prato de lasanha do Carrefour mostrado aqui no artigo, reparamos logo um numero muito alto de ingredientes. Ou seja, um produto com mais do que 5 ingredientes, as probabilidades de conter substancias que devem ser evitadas. E dá para ver que o molho da lasanha contem, na sua maioria…água. Isto sem falarmos dos corantes e leite.
Os rótulos dos produtos supostamente orgânicos/bio, apenas contem uma parte dos ingredientes que realmente vêm do cultivo orgânico.
Agora que já foste avisado, partilha esta informação!