Dormência nos dedos

o que é dormencia nos dedos

Muitas pessoas desejam saber o que pode significar estar sofrendo com dormência nos dedos. É algo bem chato e que as vezes pode vir a deixar as pessoas bem preocupadas com tudo o que está acontecendo. Principalmente no Brasil, em que as pessoas são desesperadas e quase nunca param para pensar.

Todo brasileiro tem um pouco de três coisas: técnico de futebol, psicólogo e médico. Apenas por essa razão já fica fácil de perceber que muitos já tem quase que um “diagnóstico pronto” sobre a dormência no corpo. Só que o problema é mais embaixo e através desse texto será possível saber mais sobre o tema.

 

O que é a dormência nos dedos?

A dormência na região dos dedos pode ser classificada como sensações que não são nada normais. Essa região é a mais afetada, justamente com os pés e também os braços, portanto, não é algo excluída. Grande parte das pessoas acham que é referente a circulação, porém é provável que existam outras relações além dessa.

Sentir os dedos dormentes quase sempre pode vir acompanhada de uma forte perda da sensibilidade. Em alguns casos, chega até mesmo a formigar e daí para frente pode ser desesperador, porque associaram isso com o infarto. A realidade é que pode vir a ser originada de vários tipos de problemas diferentes.

Quais são as causas da dormência nos dedos?

Como tudo na vida, sempre irão existir muitas causas e quase as pessoas preferem acreditar na crendice popular. É primordial destacar que tudo ficará aqui em caráter apenas de uma possibilidade, porque para dar o diagnostico é preciso fazer exames detalhados e ter a supervisão de um médico. Confira as causas mais prováveis:

  • Cobreiro ou mesmo uma infecção;
  • Estar com um nervo do corpo lesionado, pois o mesmo pode provocar dormência;
  • Herpes-zóster;
  • Permanecer muito tempo com as mãos na mesma posição;
  • Problemas de circulação sanguínea.

Esses problemas descritos acima são os mais simples, porém a dormência nos dedos pode representar algo um pouco perigoso. É necessário mostrar abaixo quais são, veja:

  • Ausência da vitamina B12;
  • AVC;
  • Diabetes;
  • Distrofia Muscular;

De uma forma de outra, todo problema precisa ser tratado com um médico, pois o mesmo irá dar o tratamento correto. Soluções caseiras podem mascarar ou até mesmo piorar um problema, ou seja, procure um especialista. Talvez possa parecer uma conversa chata, porém isso é o que pode pegar um problema no começo.

Quando posso começar a procurar um médico?

A dormência nos dedos pode vir de uma serie de casos, porém quase sempre será preciso observar algumas situações. Caso você não tenha como marcar um médico urgente, se a causa não for uma das abaixo você terá tempo, veja:

  • Caso tenha batido a cabeça ou esteja com mal jeito com o pescoço, pois pode ser uma lesão;
  • Mão ou braço não possa ser controlada, ou seja, façam movimentos involuntários;
  • Perceber que existe uma dificuldade para falar, pois será de grande valia;
  • Sentir fraqueza constante, ou seja, paralisia e ao mesmo tempo não mexer-se muito;
  • Sofrer com sintomas relacionados a perda de consciência ou mesmo falar palavras sem sentido.

Obviamente que o indicado é procurar um médico urgentemente, porém caso você esteja com alguns dos sintomas que serão descritos abaixo, você poderá fazer isso no dia seguinte. Veja:

  • Se a dormência não tiver uma causa, por exemplo: lesão ou muito tempo na mesma posição;
  • Vier acompanhada de uma dor, porque aí poderá ser mal jeito;
  • Pele conter pequenas erupções;
  • Tontura ou mesmo os famosos espasmos musculares;

A dormência nos dedos pode ter causas simples ou mesmo mais complicadas, portanto, procure um médico. É necessário que você procure um médico, porque tudo o que está no começo pode vir a evoluir um dia. Quando mais no inicio tiver, melhor será a chance de o tratamento funcionar de uma forma mais rápida.

Como se dará o diagnóstico?

O especialista fará dois procedimentos que irão um complementar o outro, pois o foco é identificar do que se trata. Para facilitar um pouco mais o entendimento, é necessário mostrar abaixo quais serão, confira a seguir:

  • Exame físico– O médico vai examinar os locais, fazer algumas perguntas e também alguns testes de origem física. Daí para frente, caberá a você responder tudo com sinceridade, pois será importante para ele. Grande parte dos problemas são descobertos já nesse tipo de exame físico.
  • Exames laboratoriais– Caso não seja possível saber qual é o tipo certo de problema, será o momento de ir ao passo 2. O médico vai poder pedir alguns exames laboratoriais para descobrir ao certo a razão do problema. Na maioria dos casos um hemograma já consegue mostrar do que se trata.

Mostrado todos esses pontos, o entendimento sobre o que pode ser a dormência nos dedos ficou mais simples. Daí para frente é vigiar o próprio corpo, manter a calma, procurar informações e não acreditar no que te contam. Caso tenha algum problema, procure um médico e em pouco tempo você estará curado.


Links úteis:

<< leia mais sobre saúde

Dormência nos dedos
Rate this post
loading...