Descoberto tumor com dentes em cemitério gótico de Lisboa

(1 Avaliação, Artigo com: 5,00 estrelas num máximo de 5)
Loading...

Foi descoberto um tumor calcificado, no qual se detetou a presença de dentes, no cemitério gótico do largo do Carmo, em Lisboa. Um achado raro que se junta a apenas mais três casos conhecidos a nível mundial.

Um tumor, presente na zona pélvica de um esqueleto, com cerca de 3,8 centímetros de comprimento e 4.3 centímetros de diâmetro, numa massa “irregular e desorganizada”, onde é possível constatar a presença de cinco dentes malformados na sua superfície, segundo o estudo recentemente publicado no International Journal of Paleonpathology, que foi liderado pela investigadora da Universidade de Coimbra Sofia Wasterlain.

Este tipo de tumor é denominado de teratoma e foi encontrado durante as escavações arqueológicas feitas no cemitério gótico que existia perto do Convento e da Igreja do Carmo, cuja a sua utilização decorreu entre o século XV e o século XVIII, tendo sido interrompida pelo terramoto de 1755, como explicou a responsável pelo estudo.

As escavações começaram em 2010/2011, mas só durante a segunda campanha, entre 2013 a 2015, é que foi possível estudar e analisar o caos.

loading...