Chás para Dor de Garganta

chas para dor fe garganta inflamada

Está em busca de chás para dor de garganta? Tudo começa com aquela irritaçãozinha, uma coceira e logo avança para a dificuldade de engolir líquidos e comida.

Aí de repente, acordamos um dia roucos e pronto. Lá está instalada a dor de garganta, causando muito incômodo e até impedindo de realizarmos as nossas atividades diárias.

Quando isso ocorre, buscar chás para dor de garganta pode ser uma das primeiras medidas mais assertivas. Além de ser um tratamento mais barato, é totalmente natural e costuma ajudar e muito na cura.

Neste artigo, vamos dar algumas receitas e chás para dores de garganta e apresentar algumas das coisas e como evitar a dor de garganta. Confira e não deixe de compartilhar com seus amigos.

O que causa dor de garganta?

Geralmente, a dor de garganta ocorre devido a alguma infecções que se instala nas vias respiratórias e alguns remédios caseiros podem ajudar. Entre os motivos e causas mais comuns para a nossa garganta começar a dor estão: resfriados, gripes, amigdalite, laringite, mononucleose, entre outros.

Às vezes, uma simples mudança climática um tanto drástica já pode causar aquela incômodo. Começa como se fosse uma coceira, e logo vai evoluindo para dor e inflamação. Quando há infecção, que é a presença de pus, é preciso entrar com antibióticos, após consulta e indicação médica.

Enfim, como você pode observar, há diversas formas de tratar uma dor de garganta, desde os métodos mais caseiros, até os remédios mais fortes para acabar com a infecção.

Apesar dessas diversas opções, nenhuma excluiu a ida ao médico, uma vez que só um profissional poderá avaliar e indicar o melhor tipo de tratamento para o seu caso.

Chás para dor de garganta inflamada

Chá de gengibreEsse é um dos mais poderosos para aliviar os sintomas da gripe, tosse e dor de garganta. Entre os chás para dor de garganta, o de gengibre é um dos preferidos. Basta ferver meio litro de água, raspar um pouco de gengibre e deixar descansando na água quente.

Apenas as mulheres, devem ter cautela ao tomar chá de gengibre. Não é aconselhável tomar em excesso porque ele pode desregular o ciclo menstrual.

Chá de hortelã: Separe cerca de meio litro a 300 ml de água, um talho de hortelã e uma colher de mel. Depois que a água ferver, acrescente a hortelã e o mel, deixando descansar por alguns minutos.

Chá de eucalipto:  Entre os chás para dor de garganta, o de eucalipto é outro bastante efetivo contra a dor. Você vai precisar ferver um litro de água e acrescentar 10 folhas de eucalipto. Deixe descansar e vá bebendo ao longo do dia.

Chá de guaco: O guaco tem cumarina, uma substância que tem efeito broncodilatador, ajudando também na expectoração do peito. É excelente para aliviar os sintomas da gripe e a dor de garganta.

Basta ferver a água, colocar as folhas de guaco e deixar descansando por pelo menos uns 10 minutos. Se preferir, você pode adoçar com mel.

Chá de limão e alho para garganta inflamada: Você vai precisar de 2 limões e 4 dentes de alho. Corte os limões em pedaços pequenos e os dentes de alho também. Ferva meio litro de água e coloque os ingredientes para descansar na água quente. Vá tomando ao longo do dia.

Chá de romã: Entre os chás para dor de garganta, o de romã é outro que você pode fazer para aliviar os sintomas. A casca da romã ajuda a aliviar a dor, ajudando ainda a tratar a inflamação. É super simples preparar o chá, basta ferver água e acrescentar duas colheres de casca de romã.

Sal e água morna: Outra solução caseira bastante interessante, e que você deve aliar durante o tratamento com os chás para dor de garganta é água morna com sal. Misture os dois e faça gargarejos por pelo menos três vezes ao dia. O sal ajuda a limpar e, assim, elimina aos poucos a inflamação, além de aliviar bastante a dor.

Como evitar a dor de garganta?

  • Evite lugares lotados e com alta concentração de fumantes
  • Ao menos uma vez ao mês, higienize os ambientes mais úmidos da casa para acabar com os fungos e bactérias
  • Para quem mora em cidades mais frias, ou que sofrem mudanças bruscas repentinas durante o dia, ande sempre
  • com agasalho e cachecol
  • Faça dos chás para dor de garganta uma rotina, mesmo sem dor, tome uma xícara ao dia
  • Para quem trabalha com a voz, ter sempre bala de gengibre ajuda a preservar a voz e a evitar rouquidão e dor de garganta
  • Cuidado ao tomar bebidas muito geladas!
  • O cigarro é também um dos inimigos das vias respiratórias

Lembre-se sempre que prevenir é o melhor remédio. Ficar com dor de garganta causa um incômodo muito grande. Então, se atente a essas dicas e também procure se alimentar de forma saudável e a beber ao menos 2 litros de água por dia. E você conhecia a lista destes chás para a dor de garganta?

Leia também:

Chás para Dor de Garganta
5 (100%) 3 votes
loading...