Para a maioria das mulheres os seus períodos fazem já parte da sua rotina, porém falta à elas o conhecimento necessário para interpretar e entender como o seu próprio corpo funciona e os avisos que ele quer te dar.
A cor do seu sangue pode te dizer muito por exemplo.
1. Rosa:
Essa cor se trata de uma dia fraco do seu período onde você não perde muito sangue. Se no entanto essa cor se mantiver durante os dias onde o seu período deveria estar mais forte ela pode ser um sinal de gravidez precoce ou até flutuações hormonais.
2. Vermelho brilhante:
Geralmente é um bom sinal. Seu período está normal e deve ser assim por volta de 1 semana. Porém se dura mais do que 8 dias e a cor continua vermelho brilhante você deve consultar um médico.
3. Bordô escuro:
Absolutamente normal nos dias mais fortes do seu período, porém se continuar assim por mais dias pode significar várias coisas, inclusive um abordo involuntário u um tumor benigno (segundo a Mayo Clinic).
O mais importante é sempre procurar um médico para maiores esclarecimentos e uma opinião profissional.
4. Vermelho alaranjado:
Pode significar infecção, principalmente se o sangue tiver um odor forte e desagradável.
Consulte um médico o mais rápido possível.
5. Marrom escuro:
Não se preocupe, geralmente isto é devido ao sangue da sua última menstruação ou do começo da nova. Quanto persistir por mais de 1 dia pode ser um sinal de um forte fluxo de sangue e se ele tiver as cores laranjas ou amarelas misturadas pode significar uma infecção. Neste caso procure ajuda médica.
6. Uma grande quantidade de sangue:
Muitas mulheres possuem um forte fluxo sanguíneo durante alguns poucos dias de seus períodos. Em cada mulher ocorre de maneira diferente, porém geralmente ocorre durante a metade do período. Se você continuar sangrando muito por mais de 3 dias, isso fará com que você perca muito sangue, então procure um ginecologista para ser examinada.
7. Manchas:
Pode significar um desequilíbrio hormonal ou até uma gravidez recente.
8. Falta de período:
Neste caso visite um ginecologista. Pode haver muitas explicações, entre elas a menopausa, uma perda de peso repentina ou até mesmo uma experiência traumática.
Compartilhe este artigo com outras mulheres para que elas também aprendam a conhecer melhor os seus próprios corpos e a entender mais sobre os avisos que seus corpos querem dar à elas.