A quantidade de alimentos que levam corantes artificiais é bem extensa.
Desde rebuçados, doces, massas, iogurtes, bebidas, carnes…enfim, a lista continua.
Os motivos são sempre os mesmos: para dar mais sabor, melhor aparência e até estimular o apetite de quem consome.
Em países com mais consciência, como a Áustria e a Noruega, proibiram o uso de corantes artificias em alimentos e exigiram uma etiqueta de aviso para os alimentos que contenham ingredientes sintéticos.
Na Grã-Bretanha, este alerta aparece nos rótulos, mostrando os riscos que as crianças correm ao consumirem alimentos com corantes artificiais.
Um bom exemplo é a hiperactividade e o transtorno do défice de atenção com hiperactividade (TDAH).
Mas até que ponto estes alimentos são perigosos?
Abaixo seguem 4 motivos pelos quais se deve evitar o consumo de corantes artificiais.
1 – São feitos de petróleo. Acreditem ou não, alguns destes corantes comestíveis vêm de uma fonte de combustível, o petróleo. E mesmo sendo consumido em pequenas quantidades, não é de todo saudável. Ah, muitas das bebidas energéticas e refrigerantes, tal como rebuçados levam estes corantes.
2 – São cancerígenos. Os corantes vermelho 40 e amarelo 5 e 6, contêm benzeno, que é cancerígeno. Apesar de a maior parte dos países proibirem o uso de alimentos que contenham benzeno, as empresas americanas continuam a comercializar livremente estes corantes em muitos alimentos, como por exemplo as gomas vermelhas e amarelas de certas marcas bem conhecidas). Inclusive, algumas massas e queijos processados são atingidos com o corante amarelo 6, de modo a terem aquela cor chamativa.
Mas o cancro não é o único problema. Há estudos que ligam o uso e o consumo de corantes artificiais a vários problemas de saúde como: reacções alérgicas, obesidade, asma, diabetes, danos cromossomicos, hipoglicemia, danos nos órgãos, defeitos de nascença.
3 – Provocam hiperactividade nas crianças. Foram feitos muitos estudos até que fosse provado e comprovado a relação entre as crianças hiperactivas e o consumo de corantes artificiais.
Na Austrália, foi feita uma pesquisa com 200 crianças que mostrou que 75% delas, tiveram uma melhoria no comportamento depois de ter sido tirado os corantes da dieta. Para além disso, essas passaram a ter mais concentração nas actividades diárias.
4 – Aumentam o estrogenio. Os corantes amarelo 6 e tartrazina têm reacções parecidas com a hormona estrogenio no corpo humano. Que consequência tem? Muito mau para a nossa saúde. Altos níveis de estrogenio, independentemente da sua origem, podem contribuir para o desenvolvimento do cancro da mama e diminuir a quantidade de espermatozóides, por exemplo.
Leiam sempre os rótulos. Se tiver corantes artificiais, põe de lado, para o bem de todos.