O que acontece 16 anos depois se depositar os restos da fruta numa área sem florestação

As pessoas normalmente depois de comerem fruta deitam os restos e as cascas para o lixo ou usam para dar aos animais ou para ainda fazer adubo.

Um grupo de ecologistas descobriu que nas cascas das frutas podem salvar o mundo. Sei que parece um exagero, para não dizer uma loucura, mas é verdade.

E isto começou quando pediram a uma empresa de refrigerantes as cascas de laranja e puseram-nas numa area sem vegetação.

E como a natureza tem formas misteriosas de mostrar como funciona….

Em 1997 foi apresentado uma proposta a uma empresa de refrigerantes de laranja Del Oro, da Costa Rica, por dois ecologistas, Daniel Janzen e Winnie Hallwachs, que consistiam em que se os donos doassem uma terra florstal intocável à Área de conservação Guanacaste, eles poderiam despejar as suas cascas sem qualquer custo. E é claro que o pedaço de terra não tinha qualquer tipo de florestação.

Claro que a empresa concordou e passado um ano, já tinham sido despejadas 12 mil toneladas de cascas de laranja e restos de fruta. E este terreno ficou assim por mais de uma década.

Passados 16 anos, Janzen pediu a um estudante de pós-graduação, Timothy Treuer para ir ao local e inspecionar e depois relatar as suas descobertas.

O que aconteceu, foi que o estudante, após uma longa procura pelo o dito local, nunca o conseguiu encontrar. Uma semana depois voltaram lá e através das coordenadas de GPS conseguiram encontrar o local exato. Mas o que encontraram….

E ao compararem o local com a área circundante, verificaram que aquele local em concreto mais parecia um pedaço de paraíso.

O que aconteceu é que a vegetação daquele lugar que não era nenhuma, deu lugar a uma vegetação incrivelmente espessa. A fruta tinha feito que uma nova floresta tivesse nascido naquele lugar.

Deste modo, Treuer e a sua equipa da Universidade estudaram aquela zona nos três anos seguintes. E ficaram simplesmente impressionados com os resultados.

Na área circundante havia só uma espécie de árvore dominante. Na zona onde estiveram com as frutas, havia mais de duas dúzias de espécies de vegetação. Para além de que o solo tinha ficado muito melhor para terem árvores mais fortes e mais saudáveis. E tudo por causa das cascas de laranja.

Mas ainda não tinham descoberto tudo, pois acabaram por descobrir uma floresta secundária, que é aquela que cresce após a primeira ter sido derrubada, que é muito importante, para não dizer crucial para abrandarem as mudanças climatéricas. Isto tudo porque elas absorvem e armazenam o dióxido de carbono 11 vezes mais rápido que a floresta antiga.

(Sem votação)
Loading...