Ácido bórico: para que serve?

Com certeza já ouviu falar sobre ácido bórico, mas sabe o que realmente é e para o que serve? Sabe os seus usos e contraindicações? Neste texto iremos explicar tudo o que precisa de saber sobre esta substância tão utilizada mas pouco falada.

O ácido bórico é, tão simplesmente, uma substância anti-séptica e adstringente, usado como desinfetante em situações de infecções por bactérias, fungos ou vírus. Tem várias utilizações mas, normalmente, é usado em infecções nos olhos, pele ou ouvido, contudo, é necessário cuidado na sua utilização.

Esta substância, um simples pó branco derivado de boro e água, pode ser encontrada em diversos produtos de perfumaria e farmacêuticos, sendo também vendida em cápsulas. Pode ser encontrada, por exemplo, na água boricada, em verniz para as unhas, pó de talco, pomadas para queimaduras, tintas, cremes para a pele, soluções de uso oftalmológico, entre outros.

Contudo, também utilizado na agricultura, podendo ser encontrado em produtos inseticidas ou adubos ou em retardantes de chamas. É usado ainda para controlar pragas, por exemplo de baratas, formigas, pulgas, etc, já que é um dos agentes mais eficazes já desenvolvidos e é menos tóxico para os seres humanos e animais de estimação do que outros pesticidas químicos.

Para que é usado o ácido bórico?

Sendo uma das substâncias mais usadas em casos de infecções ou bactérias, o ácido bórico é utilizado para tratar infecções nos ouvidos, irritações nos olhos, picadas de insetos ou queimaduras leves. É também usado para tratar problemas de candidíase, pé de atleta ou acne.

Além do uso pessoal, este pó branco pode também ser usado como desinfetante ou removedor de manchas em casa e nas roupas, devendo, para isso, ser diluído na água e usado com precaução.

Como usar o ácido bórico

Esta substância pode ser encontrada nas farmácias e o seu uso é sempre tópico, e não oral. Por norma, ao comprar qualquer produto para tratar um dos sintomas acima mencionados, o ácido bórico já é um dos compostos incluídos e, por isso, basta usar os medicamentos ou pomadas conforme a prescrição.

Contudo, por vezes, a utilização do pó de ácido bórico é mais aconselhada ou mais eficaz. Nesses casos, é necessária alguma cautela para não utilizar demasiado produto.

Caso escolha utilizar o ácido bórico em pó, tem duas opções. Pode diluir o produto em água, pouca quantidade sempre, e utilizar diretamente sobre a área necessária, caso seja para o tratamento de acne, pé de atletas e outras situações fúngicas. Pode também optar por embeber algodão na água já com o ácido diluído e aplicar no local inflamado ou irritado.

Outra das formas de usar este produto, principalmente para infecções oculares, é utilizar um copo ou um conta-gotas, bastando, para isso, colocar uma quantidade razoável de água boricada no recipiente escolhido e pressionar no olho, sempre com a cabeça levantada, olhando para o teto. Deve-se, depois, movimentar os olhos para ambos os lados, de forma a que a substância seja absorvida pela totalidade da zona ocular, e repetir o processo no outro olho. É importante aqui referir que antes de passar para o outro olho a taça ou o conta-gotas, caso tenha tido contacto com o olho anterior, devem ser limpos e a água substituída por uma nova.

Contraindicações

Apesar dos seus benefícios, é necessária alguma atenção ao usar o ácido bórico, já que este pode causar náuseas, vómitos, cólicas abdominais, diarreia com coloração azul/esverdeada, cianose, queda de pressão sanguínea, letargia ou choque.

O uso de ácido bórico é contraindicado também em crianças com menos de dois anos de idade, grávidas, a pessoas com perfuração ou escoriação do tímpano, corte nos olhos ou raspagem da córnea ou com feridas na pele.

Se sentir alguma irritação após o uso do ácido bórico, é aconselhável parar imediatamente a sua utilização e recorrer a um médico.

Leia também:

Ácido bórico: para que serve?
5 (100%) 1 vote
loading...