9 sinais de que o seu colega poderá ser psicopata

Psicopatas: mentirosos compulsivos com uma grande autoestima? Sim, e um pouco mais também. Conheça todos os sinais.

Os psicopatas têm razões e intenções sádicas

O sinal mais re­ve­lador é a sua na­tu­reza sá­dica. Um psi­co­pata in­cen­tiva os ou­tros através do medo – em vez de res­peito – e ten­ciona des­truir em vez de cor­rigir.

Esta ca­rac­te­rís­tica di­fe­rencia um psi­co­pata de um chefe ou co­lega que é sim­ples­mente “firme”.

2. São eloquentes e utilizam constantemente o seu charme superficial

Os psi­co­patas são mes­tres da boa apre­sen­tação. São grandes con­ver­sa­dores – con­se­guem manter con­versa fiada com frases en­gra­çadas e his­tó­rias “du­vi­dosas, mas con­vin­centes”.

Ao de­parar-se com este charme você será le­vado a acre­ditar que o psi­co­pata é uma pessoa de­cente – e até sim­pá­tica – até ao fim da con­versa.

3. Têm uma grande autoestima

Os psi­co­patas veem-se como o centro do uni­verso. São tão im­por­tantes (nas suas pró­prias mentes) que acre­ditam que as re­gras so­ciais nor­mais não se aplicam aos mesmos.

“Não é que eu não siga a lei,” pode dizer um psi­co­pata. “Eu sigo as mi­nhas pró­prias leis. Eu nunca in­frinjo as mi­nhas pró­prias re­gras.”

4. São mentirosos compulsivos

Talvez o “Pi­nó­quio” tenha algo de ver­dade. Assim que os psi­co­patas co­meçam a mentir não podem – nem querem – parar.

Di­fe­ren­te­mente das pes­soas “nor­mais”, os psi­co­patas não se im­portam com a pos­si­bi­li­dade da sua men­tira ser des­co­berta pois podem mentir no­va­mente.

5. Têm um estilo de vida parasitário

São de­ter­mi­nados: só pensam em si pró­prios e na­quilo que querem al­cançar – como um pa­ra­sita. Vivem a sua vida – e com­portam-se como querem, sem qual­quer pre­o­cu­pação para com os ou­tros.

Os psi­co­patas fazem o que querem pois têm uma au­to­es­tima tão grande que acham que as re­gras nor­mais não se aplicam aos mesmos. Sentem-se imunes a qual­quer cri­ti­cismo em termos de es­tilo de vida - in­cluindo sobre a forma como per­turbam as pes­soas que co­mandam ou con­trolam.

6. São astutos e manipuladores

Os psi­co­patas são mes­tres em três coisas: ma­ni­pu­lação, de­flexão e dis­si­mu­lação. É isto que os ajuda a so­bre­viver. As­sumem ra­pi­da­mente as si­tu­a­ções quando as mesmas correm bem mas quando algo corre mal pro­curam, de ime­diato, um bode ex­pi­a­tório.

7. Têm problemas de comportamento desde a infância

É pro­vável que aqueles que têm ati­tudes in­ti­mi­dantes no local de tra­balho também as te­nham tido na es­cola. Uti­lizam no tra­balho aquilo a que po­de­riam re­correr na es­cola.

Al­guns dos si­nais deste com­por­ta­mento: men­tiras, traição, roubos, faltar às aulas, abuso de drogas, van­da­lismo e/ou se­xu­a­li­dade pre­coce.

Muitas cri­anças podem ter estes com­por­ta­mentos – mas os psi­co­patas mos­tram-nos com mais frequência e a um nível mais sério.

8. Não se arrependem nem sentem culpa

Os psi­co­patas não se im­portam com as con­sequên­cias das suas ações – o que se re­la­ciona com a sua in­crível ca­pa­ci­dade para ra­ci­o­na­lizar o seu com­por­ta­mento.

Os amigos e a fa­mília podem ficar fi­si­ca­mente ou emo­ci­o­nal­mente ma­go­ados pelas suas ações – mas os psi­co­patas nor­mal­mente des­viam a culpa com des­culpas ou negam-na afin­ca­da­mente.

9. Os seus objetivos a longo prazo não são realistas

Os psi­co­patas não sabem pla­near logo não são ca­pazes de atingir re­sul­tados gran­di­osos – mas es­peram que os ou­tros fi­quem em­pol­gados. Em­bora a ta­refa possa ser im­pos­sível de cum­prir os psi­co­patas jus­ti­ficam-na pois, na sua visão li­mi­tada, surge como um ob­je­tivo ra­zoável.

Fonte: insider.pro/pt/

Recomendámos
loading...
RuimRegularBomMuito bomExelente (1 votos, média: 5,00 de 5)