Os pelos encravados são um problema para muitas mulheres, tanto pelo aspecto desagradável como pelo incômodo que podem causar. As áreas do corpo em que isso mais acontece são as axilas e a virilha, por serem locais mais fechados e com dobras, fazendo com que o pelo já nasça no sentido errado e tenha mais dificuldade para ultrapassar a barreira da pele ao sair.
Para evitar que isso aconteça, alguns cuidados antes, durante depois da depilação podem ajudar. Veja o que fazer:
Como evitar pelos encravados
Antes da depilação
Dica 1: Prepare a pele fazendo uma esfoliação com pelo menos dois dias de antecedência, com um bom creme esfoliante e usando apenas as mãos, nunca a bucha vegetal, que agride a pele. A esfoliação ajuda a deixar a pele mais fina e faz com que o pelo desponte mais facilmente através dos poros.
Na hora da depilação
Dica 2: As técnicas que retiram o pelo pela raiz, especialmente as ceras quente e fria, são as que mais favorecem o surgimento dos pelos encravados, pois, quando eles voltam a crescer, o organismo os vê como algo estranho tentando ultrapassar a pele, o que faz com que surja a inflamação.
Por isso, a melhor forma de evitar pelos encravados é usar cremes depilatórios ou mesmo gilete. Há ainda a opção do laser, que acaba de vez com os pelos – e é o método mais indicado.
Depois da depilação
Dica 3: Assim que terminar de remover totalmente os pelos, faça a higiene da área depilada, lavando com sabonete hidratante e água fria.
Dica 4: Usar alguns produtos também pode ajudar. Os antissépticos protegem contra possíveis infecções. Alguns dermatologistas indicam também cremes com corticoide e gentamicina, que evitam inflamações mais sérias, como a foliculite.
Dica 5: No dia a dia, aplique cremes à base de ureia ou ácido glicólico, que deixam a pele mais fina e ajudam o pelo a nascer. Mas é preciso ter prescrição médica.
O que não fazer
Dica 6: Evite usar roupas muito justas e/ou de tecidos sintéticos, principalmente nos primeiros dias após a depilação. Elas causam fricção e abafamento na pele, favorecendo inflamações. As peças de algodão são as mais indicadas.
Dica 7: E nunca tente espremer os pelos encravados, pois isso pode piorar o problema e até mesmo causar infecções. Se persistir, consulte um profissional, pois em casos mais graves pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.
Fonte: bolsademulher.com