A vesícula biliar é um pequeno órgão que se encontra localizado logo abaixo do fígado. Tem a função de liberar a bílis, uma substância que ajuda a decompor as gorduras no processo digestivo.
Quando o estômago e o intestino digerem os alimentos, a bílis é libertada através do canal biliar comum.
As doenças associadas ao seu funcionamento geralmente ocorrem quando algo obstrui a passagem da bílis pelos canais.
Embora o seu funcionamento não seja essencial para a vida, o desenvolvimento de alguma alteração pode resultar em sintomas que afetam a qualidade de vida.
Por este motivo, é conveniente conhecer os sinais que alertam para um problema na sua função e, naturalmente, tomar as medidas necessárias para corrigi-lo.
Índice do artigo
1. Dor abdominal
Um dos sintomas mais comuns é uma sensação de dor que começa na parte superior direita do estômago, abaixo das costelas.
Esta tende a avançar até o centro e a parte posterior do ventre e, algumas vezes, até a parte superior das costas.
Em geral é uma dor que dura 15 minutos, embora por vezes se estenda por horas ou apareça durante o período do sono.
2. Indigestão
Devido ao papel que desempenha a vesícula no processo digestivo, as alterações no seu funcionamento geralmente causam contínuos episódios de indigestão e gases.
- Quando os sumos biliares não chegam de forma correta ao intestino, seja por uma obstrução, seja por uma inflamação nos canais, as digestões são mais pesadas e o abdómen tende a ficar inchado.
- É comum se apresentarem arrotos, flatulências e outros sintomas próprios de uma digestão difícil e lenta.
3. Náuseas e vómitos
As náuseas e vómitos repentinos podem estar a alertar uma dificuldade da vesícula biliar para utilizar os seus sumos no processo de digestão das gorduras.
4. Falta de apetite
A perda repentina de apetite é um sintoma que merece uma análise minuciosa por parte dos especialistas, já que, em geral, alerta para o desenvolvimento de alguma doença crônica.
Quando se perde o desejo de comer durante vários dias, é provável que estejam inflamados os canais.
5. Icterícia
A acumulação de bílis na vesícula pode causar dificuldades hepáticas e digestivas que, com o passar dos dias, fará com que a pele e a esclera dos olhos adquiram uma tonalidade amarela.
Isto ocorre porque a substância permanece no sangue e chega com facilidade às células e tecidos do corpo.
6. Alterações na urina
Embora as alterações na urina geralmente estejam relacionadas a um problema de saúde renal, é primordial levar em conta que também podem ser geradas por um transtorno da vesícula.
7. Diarreia
Os distúrbios digestivos que envolvem o incorreto funcionamento da vesícula biliar são uma causa comum das crises de diarreia.
Este sintoma geralmente é produzido juntamente com inflamação abdominal e uma dor que se estende de maneira gradual por todo o ventre.
8. Alterações nas fezes
A fezes podem endurecer dificultando assim a digestão e aumentando a dor.
9. Febre
Os calafrios e os episódios de febre que aparecem com alguns distúrbios do sistema digestivo podem estar alertando para o desenvolvimento de alguma irregularidade com a vesícula biliar.
10. Dor no peito
Os bloqueios que afetam a vias biliares aumentam a presença de ácido no estômago e ocasionam refluxo ou acidez.
Uma vez que os sumos são empurrados para o peito, pode ser produzida uma sensação parecida com a de um ataque cardíaco.