Hoje em dia cada vez mais há pessoas que se auto medicam. Acham que já sabem o que têm e portanto não é preciso ir ao médico. E a facilidade com que se tem acesso a medicamentos, faz com que certas pessoas tenham autenticas farmácias em casa.
Mas o que as pessoas não sabem é que alguns desses medicamentos que têm em casa e que são mais usados, escondem riscos mesmo sérios se usados de maneira abusiva.
Ora vejam:
Índice do artigo
1 –Paracetamol
Princípio ativo - Paracetamol
Usado para - Dor e febre
Efeitos negativos - Quando o paracetamol é processado pelo nosso fígado, ele vai transformar-se em NAPQI, que é uma substância muito tóxica. Mas graças a Deus, ela é eliminada rapidamente pelo organismo. O problema está se for tomado em excesso e pode ter como resultados lesões irreversíveis para o fígado podendo no limite deixar de funcionar. E misturar paracetamol com anti-inflamatórios também pode ser perigoso para a saúde.
2 – Aspirina
Princípio ativo - Ácido acetilsalicílico
Usado para - Dor e febre moderada
Efeitos negativos - Usar a aspirina por tudo e por nada, pode acabar por provocar um choque cardiovascular e insuficiência respiratória. E combinar aspirina com álcool ou anti inflamatórios, pode provocar ulceras e sangramentos fortes quer no estômago, quer no fígado.
3 – Eno
Princípio ativo - Bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico
Usado para - Azia
Efeitos negativos -Para quem não sabe, o Eno tem uma grande quantidade de sódio. Se uma pessoa sofrer de problemas de coração ou de pressão alta, tomar eno em demasiada pode-se tornar num verdadeiro perigo.
4 - Amoxil
Princípio ativo - Amoxilina (antibiótico)
Usado para - Infecções (combate de bactérias)
Efeitos negativos - Quando se usa antibióticos em excesso o que pode acontecer é que as bactérias passam a ser resistentes aos antibióticos e em vez de serem destruídas não só se proliferam mais rapidamente como se tornam em superbacterias.
5 - Adnax
Princípio ativo - Cloridrato de nafazolina
Usado para - Desentupir o nariz
Efeitos negativos - Quando usada quando realmente não é precisa pode, para além de levar à tolerância do mesmo, também pode causar dependência psicológica.