Zachary Bennet e Karen Nourse vivem há sete anos num apartamento consideravelmente caro em Manhattan, Nova Iorque. Contudo, há já sete anos que não pagam a renda, que seria de quase cinco mil dólares (4.754 euros) mensais.
Agora, o senhorio dos apartamentos aos quais pertence aquele em que o casal está instalado exigiu-lhes que o pagamento fosse finalmente feito, sendo o valor final de mais de 410 mil dólares, algo como 390 mil euros.
Além de não terem alguma vez pago a renda, diz o Daily Mail que também nunca pagaram uma fatura relativa aos custos de eletricidade. Tudo porque, diz a mesma fonte, o casal insiste que não terá nunca de pagar o que quer que seja, devido a uma lei existente naquele estado, a ‘Loft Law’.
Trata-se de uma lei concebida para proteger os inquilinos residenciais de certos antigos edifícios comerciais em Nova Iorque de condições abaixo do normal, despejo e aumentos injustos de arrendamento.
Esta lei abrangia os edifícios inicialmente definidos como Edifícios Intermédios de Moradias Múltiplas, prédios comerciais que possuíam pelo menos três unidades ocupadas por moradores entre 1 de abril de 1980 e 1 de dezembro de 1981. Por isso, os senhorios estão impedidos de cobrar inquilinos para melhorias até que lhes seja emitido um Certificado de Ocupação.