“Whoscall”, para Android, IOS e WP, utiliza uma base de dados com 600 milhões de números, e ainda informa a posição da ligação no mapa. É possível bloquear chamadas por faixas inteiras de DDD e prefixos.
Sabe aquela telefonista de telemarketing que está sempre ligando para vender um plano novo de TV por assinatura? E o banco que insiste em oferecer mais um seguro? Um aplicativo gratuito para smartphone identifica essas chamadas e pode livrar você de conversas inconvenientes.
O Whoscall permite bloquear o recebimento de chamadas no momento em que elas forem recebidas, basta deslizar a caixa de diálogo. O aplicativo está disponível para sistema Android em 10 idiomas, inclusive o português, com 100% das funções. No Windows Phone e no iOS também é possível baixar, mas com funcionalidades reduzidas. Com busca na internet e em banco de dados, o whoscall mostra em questão de segundos quem está ligando, facilitando a decisão de aceitar ou recusar a chamada. E o número não precisa estar na sua agenda.
O aplicativo tem função colaborativa. As tags criadas pelos próprios usuários ficam disponíveis para todos, fornecendo mais informações sobre o número. Assim, se você ou qualquer outro usuário marcou que determinado número é de um banco, por exemplo, será possível ver imediatamente na tela. Atendeu uma ligação indesejada que não estava identificada pelo aplicativo? Ajude a comunidade whoscall e faça uma tag para que os próximos a receberem chamadas ou mensagens de textos saibam quem está entrando em contato. Basta clicar no botão tag que aparece embaixo do número e escrever uma palavra-chave, como por exemplo: vendas, RH ou banco. Se você associou um número a uma operadora de celular, automaticamente a informação será compartilhada com os demais usuários do whoscall.
É possível identificar as chamadas mesmo sem acesso à internet. A base de dados offline do whoscall é baixada para o celular e pode ser consultada a qualquer momento. Como a lista é constantemente atualizada, ficam disponíveis telefones maliciosos e indesejados, como chamada de spam, telemarketing e até fraudes e golpes. No mundo, são mais de 20 milhões de ligações filtradas e 1 milhão de chamadas maliciosas bloqueadas por usuários todos os dias. Criado em 2012, o app permite ainda bloquear números privados. Porém, ao bloquear uma chamada privada, o usuário não irá receber mais nenhuma chamada dessa categoria. Também é possível impedir a chegada de SMS, exceto nas versões a partir da KitKat do Android.
Personalizado
Ao baixar o aplicativo, a pessoa pode escolher como quer ser identificada pelos demais usuários, o que é chamado de whoscall cartão. A ativação da ferramenta possibilita a edição em seu nome pessoal ou de seu negócio. Quando alguém que também tenha o aplicativo receber sua ligação, essa descrição aparecerá.
Além disso, você pode criar grupos para facilitar o bloqueio de chamadas indesejadas. Se não quer receber ligações de telemarketing, basta inserir os números com essa tag e bloquear todos de uma vez. A criação de grupos por tags é útil ainda para buscar celulares e telefones fixos que você não queira salvar na agenda do celular, mantendo-os separados apenas no aplicativo. É possível também personalizar e bloquear números indesejados inserindo um determinado DDD ou esse código associado aos quatros primeiros números de raiz: por exemplo 081 1111xxxx. A partir desse momento, você não receberá mais ligações dessas combinações. Para bloquear um número basta deslizar o botão lateralmente quando receber a ligação. Depois disso, essa chamada nunca mais será recebida pelo seu celular.