insagrem zebra
eclipse da lua lisboa

Hoje há eclipse parcial da Lua. Saiba a que horas começa

Para quem gosta de astronomia, hoje poderão assistir ao eclipse parcial da Lua. Porém em Portugal não poderá ser visto o seu ponto alto.

“O eclipse será visível apenas na penumbra, pois começa quando o nascimento da lua já se encontra dentro da penumbra”, pode ler-se na página do OAL.

O mesmo site diz que o eclipse parcial da Lua terá início às 16h48, atingirá o seu ponto alto às 19h21 e terminará pelas 21h53.

A Lua em Lisboa nasce por volta das 20h35, e é por esse mesmo motivo que não será possivel assistir ao eclipse total.

 

O que é um eclipse

O eclipse solar ocorre quando a Lua passa em frente ao Sol. O astro pode ser ocultado de forma parcial ou mesmo total.

Quando a Lua está mais próxima da Terra, em seu movimento orbital, o cone da sua sombra pode deixar um rastro na superfície da Terra. Tal área corresponde ao eclipse total do Sol.

Porém, quando a Lua encontra-se mais distante da Terra, o cone de sombra não consegue chegar até nós, e então ocorre apenas o eclipse parcial do Sol.

O eclipse total do Sol tem duração bem menor do que da Lua, com duração máxima de 7 minutos e 30 segundos. Já o parcial pode acontecer em no máximo, 12 minutos e 30 segundos.

O eclipse anular acontece quando o tamanho da Lua não consegue encobrir totalmente o Sol, com isso é formado apenas um anel em volta da sombra do eclipse.

Fonte: https://www.oficinadanet.com.br/post/15747-o-que-e-eclipse

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 Avaliação, Artigo com: 5,00 estrelas num máximo de 5)
Loading...