Toda a gente sabe que as autoridades, nomeadamente a GNR, andam atrás de quem faz infracções. Pois, mas fiquem sabendo que a GNR, em particular vai apertar o cerco a quem comete estas infracções, que podem incorrer em multas a partir de 250 euros, apreensão do veiculo e a obrigatoriedade de uma inspecção do tipo B!.
Isto tudo porque, foi aprovada uma lei que passou a permitir a instalação de películas nos vidros dos automóveis, é claro com restrições e excepções, mas isso apenas fez com que empresas mais duvidosas vissem uma brecha na leia a aproveitassem. De que maneira? Muito simples.
Estas películas, para além de protegerem contra o calor, também protegem contra estilhaços em caso de acidente, que haja quebra de vidro, mas a lei, permite apenas que a opacidade seja de apenas 20% na frente e de 75% nos vidros traseiros, isto é claro, tendo sempre em conta películas homologadas.
A questão está mesmo ai. Ou a empresa que instala essas películas é de confiança e cumpre todas as regras, ou então o dono do carro e o seu condutor podem ficar em maus lençóis. Isto porque , o comum dos mortais, para além de não ter o equipamento necessário para poder medir a opacidade, não sabe se as películas são ou não homologadas. Apenas partimos do principio que estão a instalar o material correto e que está tudo nos conformes.
Para além de que há sempre aqueles chicos espertos que pedem uma película um pouco mais escura, e a empresa mesmo sabendo que é ilegal, instala o que tem a instalar, leva o carro à inspecção e depois dá o “jeitinho” ao cliente.
Como a policia não é parva, sabe tem conhecimento destes esquemas, já não basta teres o papael da homologação, têm que estar averbadas no livrete, mesmo que tudo o resto resta bem.