Para quem quer ser bem sucedido sabe que nem sempre é preciso juntar coisas, mas pelo contrário, abrir mão de algumas delas.
Mas isso não quer dizer que sejam coisas únicas e pessoais. Por norma são coisas universais, mesmo cada um de nós tenha a sua própria definição de sucesso.
E se há coisas que conseguimos desistir num ápice, outras podem levar mais tempo, mas se querermos ir mais além, vale bem a pena o sacrifício.
Por isso para uma vida de sucesso…
1 – Desista do estilo de vida que não é saudável
Para quem quiser alcançar seja o que for na vida, tem que começar por aqui. Ou seja, primeiro tem que cuidar da saúde física e mental. E para tal tem que se mentalizar que precisa de uma dieta saudável e de algum tipo de atividade física. Aqui deve começar um dia de cada vez, ou como se diz, passo a passo.
“Tenha cuidado com seu corpo. É o único lugar onde você tem que viver.”- Jim Rohn
2 – Desista das suas desculpas
As pessoas que conseguem ser alguém na vida sabem o que fazem e são responsáveis pelos seus atos, independendo das suas próprias fraquezas ou até mesmo das falhas do passado.
Não desperdice a sua vida com desculpas. Assuma o controlo dela, como se de um barco se tratasse. Pois se não o fizer, ninguém o fará por si.
“Não é sobre as cartas que você recebeu, mas como você administra sua mão.” – Randy Pausch, A Última Palestra
3 – Desista de apostar pequeno
Se se contentar com o mínimo, para alem de não ir a lado nenhum, nunca mais vê os seus sonhos a serem realizados, e nunca vai conseguir libertar todo o seu potencial.
Por isso não tenha medo e dê voz aos seus sonhos, às suas ideias. E se falhar à primeira, não desista, pois irá conseguir à segunda.
“Sua pequena jogada não serve ao mundo. Não há nada iluminado sobre diminuir-se para que outras pessoas não se sintam inseguras ao seu lado. Todos nós devemos brilhar, como as crianças. A luz não está apenas em alguns de nós; está em todos, e quando deixamos nossa luz brilhar, inconscientemente, damos permissão a outros para fazerem o mesmo. À medida que nos libertamos do nosso medo, nossa presença, automaticamente, liberta os outros.” – Marianne Williamson
4 – Desista da mentalidade a curto prazo
Quem quer ser bem sucedido na viva sabe que não é com objetivos a curto prazo que chega lá, mas sim com objetivos a longo prazo. E sabe que as metas a longo prazo são a soma dos hábitos feitos a curto prazo e que são praticados todos os dias.
“Você só vive uma vez, mas se viver direito, uma vez é suficiente.” – Mae West
5 – Desista da mentalidade fechada
As pessoas que acham que a sua inteligência ou o seu talento são isso e nada mais, estão erradas.
Para serem bem sucedidas as pessoas devem investir tempo a desenvolver a sua mentalidade, a adquirir novos talentos, aprender novas coisas, e a mudar a sua visão das coisas. As pessoas que são bem sucedidas não só sabem muito bem disto como o praticam todos os dias.
“O futuro pertence àqueles que aprendem mais habilidades e as combinam de maneiras criativas.” – Robert Greene, Maestria
6 – Desista do perfeccionismo
O perfeito não existe, por mais que tentemos. Há sempre alguma coisa, por mais ínfima que seja que pode ser mudada ou melhorada.
O medo de fracassar, faz por vezes, deixarmos passar oportunidades, que uma vez perdidas, numa mais regressam. Por isso…
Aproveite todas as oportunidades possíveis, mesmo que isso resulte em falhanço.
“A atitude vence a perfeição.” – Mantra Khan Academy’s Development
7 – Desista de acreditar que as coisas acontecem do dia para a noite
Este tipo de sucesso, de um dia para o outro, é pura fantasia, um mito.
Para as coisas acontecerem, temos que fazer pequenas mudanças todos os dias para se conseguir os resultados desejáveis.
Planeie o futuro mas concentre-se num dia de cada vez.
“Todos os dias, em todos os sentidos, estou ficando cada vez melhor.” – Émile Coué
8 – Desista de querer controlar tudo
Para o bem ou para o mal, há coisas que não consigos controlar, porque simplesmente não dependem de nós.
Concentre-se no que sabe fazer e pode controlar e confie nos demais.
“Algumas coisas dependem de nós, e algumas coisas não.” – Epicteto, filósofo estóico.
9 – Desista do multitasking
Isto da multitarefa pode ser muito giro mas pode-se tornar muito pouco produtivo.
É preferível escolher uma coisa e persistir nela até alcançar.
“Você nunca chegará ao seu destino se parar e jogar pedras em cada cão que ladra.” – Winston S. Churchill
10 – Desista de pessoas tóxicas
As pessoas que são consideradas tóxicas, não trazem de bom, até pelo contrário. Tentam sabotá-lo e arrastá-lo para o fundo.
Não vale a pena e nem é saudável perder tempo com estas pessoas. Pelo contrário, deve perder tempo com pessoas que são mais realizadas do que você.
“Você é a média das cinco pessoas com as quais passa mais tempo.” – Jim Rohn
11 – Desista de dizer SIM a tudo e a todos
As pessoas que são bem sucedidas sabem que por vezes é preciso dizer NÃO a certas pessoas, a certas coisas, para poderem evoluir.
No final vai valer a pena o sacrifício feito a curto prazo.
“Aquele que deseja realizar pouco, deve sacrificar pouco; aquele que deseja alcançar muito, deve sacrificar muito; aquele que quer alcançar coisas incríveis, deve sacrificar grandemente.” – James Allen
12 – Desista da necessidade de ser apreciado
Considere-se como se fosse um nicho de mercado, onde sabe que haverão pessoas que vão gostar de si e que vão haver outras que nem tanto.
Independentemente do que fizer, não vai conseguir agradar a todos. O que por si só é uma coisa muito natural de acontecer e não é preciso justificar-se.
O que pode e deve fazer é manter-se verdadeiro a si próprio e melhorar e dar valor a cada dia.
“A única maneira de evitar irritar as pessoas é não fazendo nada importante.” – Oliver Emberton
13 – Desista da dependência das redes sociais e da televisão
Não deve usar o navegar pelas redes sociais ou assistir a programas de televisão compulsivamente como uma fuga, não só dos seus objectivos como também da sua vida.
A não ser que os seus objetivos para ser bem sucedido dependam deles, mas de qualquer das maneiras deve minimizar a sua dependência e direcionar o seu tempo para algo mais produtivo.
“O problema é que você acha que tem tempo.” – Jack Kornfield