Descobre os 5 sinais claros de que alguém está a mentir!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Sem votação)
Loading...

Toda a gente já disse uma mentira ou outra, seja para evitar chatices, seja para poupar as pessoas a uma verdade demasiado dura.

Contudo há mentirosos e mentirosos, pois normalmente, os mentirosos são aqueles pessoas que mentem para fugir dos seus problemas, mas que no final acabam por ter mais problemas que os inicialmente. Para além de que, os mentirosos não sabem quando devem parar e muitos chegam a mentir compulsivamente, pois não sabem fazer outra coisa.

E quando alguém nos mente, principalmente se for alguém que conhecemos e de quem gostamos, pode-nos ser muito difícil volta a acreditar nessa pessoa outravez. Mas também não é fácil saber quando alguém nos está a mentir ou a dizer a verdade, isto porque às vezes a verdade é tão absurda que mais parece mentira.

Aqui ficam as coisas que os mentirosos compulsivos normalmente fazem para cobrir os seus rastos e fazer durar as mentiras:

1 – Enfatizam a sua própria honestidade. Normalmente usam frases como “Acredite em mim” ou “Sou totalmente honesto” ou ainda “Eu estou a dizer a verdade”, mesmo quando ninguém lhes perguntou nada.

2 – Generalizam. Ou seja, dizem que fazem isto e nunca aquilo, sem nunca especificarem em concreto.

3 – Contam historias exageradamente detalhadas. As suas justificações são sempre historias demasiado elaboradas, colocando demasiados pormenores de forma a tentar que se pareça o mais real possível.

 

4 – Evitam sempre que podem usar a palavra “eu”. Os mentirosos tendem a evitar usar a palavra “eu” quando contam as suas historias inventadas, pois isso lhes traz mais responsabilidades. E tendem a usar palavras que estejam associadas a emoções negativas como “triste”, “inútil” ou “nervoso”.

5 – Têm um ar muito suspeito e estão sempre na defensiva. Se alguém questionar a sua historia, ele vai justificar todas as suas acções, todas as suas palavras e vai tentar mostrar por A mais B que esteve sempre certo. Para além de que têm a tendência para acusar o outro de estar a mentir. Por exemplo, uma pessoa que trai e mente, acusa a outra de o trair. É do tipo, a pessoa que mente está a espera que a outra faça exactamente o mesmo que ele.

Mozilla Arabic First Meetup 2011
loading...