Uma das técnicas mais utilizadas por mulheres pode ser algo prejudicial à saúde, segundo especialistas. Veja o porquê.
Muitas mulheres acham que depilar a virilha é uma questão de higiene e também de zelar pela estética. Isso porque elas querem facilitar para a hora de usar biquínis ou até mesmo para se sentirem mais limpas na hora de se mostrar para um homem. Enquanto a maioria das moças acham a prática uma maneira de estar cuidando da Saúde de sua vagina, para muitos médicos, o indicado é exatamente o oposto do que elas pensam.
Segundo a médica Vanessa Mackay, membro do Royal College de Obstetras e Ginecologistas, os pelos pubianos são essenciais para a proteção da vagina. São eles que previnem a entrada de agentes patogênicos no órgão se*ual feminino. Sendo assim, são como um tipo de barreira natural contra bactérias e vírus para a região.
A especialista ainda disse que, ao contrário do que as mulheres pensam, os pelos na região controlam a humidade do local, o que diminui a incidência de infecções fúngicas.
Mas também é preciso ressaltar que eles funcionam como uma almofada que protege a pele dos lábios da vagina, que é muito sensível, em especial em relação a determinados atritos.
Quais os riscos: Mackay afirma que ao retirar os pelos, as mulheres podem estar deixando a região mais exposta a minúsculas feridas que podem criar um ambiente muito favorável para bactérias, já que a região é muito úmida. Além disso, as inflamações dos folículos pilosos podem progredir para problemas piores e prejudicar muito a saúde íntima feminina.
Outros médicos também pensam como Mackay e ainda afirmam que a pele recém depilada da virilha fica mais frágil, e com isso podem ficar mais suscetíveis a doenças se*ualmente transmissíveis como a herpes. Eles apoiam a ideia de que se os pelos estão lá é porque existe alguma razão, que nada mais é do que a de proteger a região contra machucados, bactérias e outros patógenicos.
Embora o conselho da maioria dos especialistas seja que todos parem com as depilações e deixem os pelos livres, é preciso pensar que nem todos curtem isso. Então, se você é uma daquelas que não deixa a depilação de lado por nada, fique atenta e limpe bem a área após retirar os pelos. Mas além disso, tenha maior atenção se tiver qualquer sinal de infecção e não faça se*o sem proteção.
Vimos em: br.blastingnews.com