Toda a gente gosta de se sentir segura na estrada, e para que tal aconteça, convém que os condutores dos veículos grandes ou pequenos, conduzam com cuidado, tenham civismo, etc.
E em certas alturas vemos a GNR a fazer as suas operações de fiscalização para tentar manter a ordem. Pois bem, ao que parece chegou mais uma dessas alturas.
Ao que parece, a GNR, até 11 de Outubro vai intensificar a fiscalização de veículos pesados de mercadorias e de passageiros, nos locais com mais tráfego.
Vamos também ver neste período vários militares dos Comandos Territoriais, da Unidade Nacional de Transito, do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente e até da Unidade de Acção Fiscal.
Nesta fiscalização vão ter especial atenção ao controlo de peso e dos tacógrafos, no acondicionamento e transporte das cargas e das próprias condições do próprio veiculo. Vão ainda incidir na verificação do uso ou não do cinto de segurança, nos sistemas de retenção e na detecção de infracções de cariz fiscal, aduaneira e ambiental, para além do controlo da condução sob o efeito do álcool.
Esta operação vai ocorre não só em Portugal como em todos os países da Europa de forma simultânea, pois insere-se no plano da European Police Network, que é o organismo que congrega todas as policias europeias de transito, na qual a GNR faz parte e é a nossa representante, e também pelo Euro Controle Route, que é um grupo de serviços de controlo das estradas europeias e que visa a melhorar a segurança rodoviária.