Avó de Salvador comenta doença: “Ele ter ido e voltar é um milagre”

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Sem votação)
Loading...

Era a única pessoa da família que não adivinhava uma vitória, mas as previsões da avó de Salvador Sobral não se concretizaram e a história escreveu-se mesmo em português. Em festa, Luísa Cabral acompanhou a final do Festival da Eurovisão em casa de um dos filhos e, sem pudores, admite que não acreditava num primeiro – e estrondoso – lugar. “Era a única da família que não estava à espera. Pensei que ele ficasse em 4.º ou 5.º mas em primeiro nunca me passou na cabeça. Eram tantos países, se bem que não gostei muito das outras músicas com aquele estardalhaço todo”, admite a avó materna do cantor.

“Sabia que ele nunca ia querer efeitos. O Malato ainda lhe perguntou se ele não queria uns passarinhos ou qualquer coisa e ele disse logo que não. Sempre foi um simplório”, confessou, orgulhosa, Luísa Cabral, acrescentando que o momento da grande vitória foi vivido com as emoções à flor da pele. “Senti-me a desmaiar, não fui capaz de conduzir até casa. Tive que pedir a um dos meus filhos para me levar. Bebi uns copitos a mais. Os netos ligavam e perguntavam: ‘A avó ainda está viva?’”, recorda bem humorada.

Quando questionada sobre a saúde do neto, a resposta chegou com o coração – e com a preocupação inerente ao momento. Luísa Cabral admite que o momento é de glória, mas diz que agora o foco tem de estar na saúde do neto. “Ele não está preparado para este mediatismo todo e deve vir muito cansado (…) vai precisar de descansar. Ele ter ido e voltado é um milagre. Com a doença que ele tem acho fantástico, é mesmo um milagre”, desabafou a avó, sem dar mais detalhes sobre o real estado de saúde de Salvador Sobral.

Sobre o futuro profissional do jovem, a avó da grande estrela nacional prefere não fazer previsões – ainda que o cantor tenha uma tour nacional agendada para o verão. Para Luísa Cabral, a agenda de trabalhos deverá ser cuidadosamente conjugada com a saúde debilitada do neto. “Os médicos dirão se a doença o vai prejudicar ou não. Até agora não tem havido problemas. Ele diz sempre que está ótimo mas prefere não falar do assunto”, concluiu a avó mais orgulhosa do momento.

A DOENÇA DE SALVADOR SOBRAL

Salvador Sobral já admitiu o frágil estado de saúde provocado por uma insuficiência cardíaca. Atualmente, há 380 mil portugueses a viver com a mesma doença – que, em casos mais graves, pode mesmo significar a necessidade de um transplante do coração. Para os médicos, a principal dificuldade enfrentada por estes pacientes é encontrar um dador compatível.

A taxa de sucesso deste tipo de intervenção cirúrgica é bastante elevada e estima-se que esteja acima dos 90%. Quando o transplante do órgão acontece da melhor forma, o paciente pode viver longos anos sem qualquer sintoma da doença, mas precisa de tomar medicamentos imunossupressores para o resto da vida. São eles que vão evitar a rejeição do novo órgão.

Os sintomas deste delicado e grave quadro de saúde incluem falta de força física, dificuldade respiratória, cansaço e inchaço nos pés e tornozelos. De acordo com os médicos, o grande perigo está no tempo de espera pelo transplante, altura em que há mais chances de acontecer uma morte súbita.

Fonte; buzztimes.pt
loading...