Acreditem ou não mas conduzir é uma das atividades mais perigosas que existem.
Enquanto ficamos tranquilos e mais seguros nas nossas estradas em bom estado, há outras partes do mundo em que as estradas não são assim tão seguras nem tranquilas. Mas as pessoas não deixam de ter que as conduzir.
Há sítios em que a segurança na estrada ainda não chegou e há estradas muito perigosas e que ainda se mantêm assim.
1 – Túnel de Guoliang, China. As estradas de montanha são sinuosas, íngremes e, muitas vezes, mal pavimentadas. Esta estrada situa-se a 300 kilometros de Pequim, nas montanhas Taihang, e não foi remodelada desde os anos 70. Os próprios moradores construiram esta estrada, que atravessa a montanha e que, envolve um grande principio. O túnel tem 5 metros de altura e 4 de largura, com uma extensão de 1.200 metros. A iluminação do túnel consiste em janelas feitas à mão ao longo do túnel. Com diferentes tamanhos e formas.
2 – Passage du Gois, França. Mais parece saída de um filme de terror. Ela tem 4,5 kilometros de comprimento e liga a ilha de Noirmoutier com Beauvoir-Sur-Mer, no distrito francês de La Vendee. É uma estrada estreita que só pode ser vista quando a maré está baixa, daí que, muita gente aproveite para ir para lá pescar mexilhões e caranguejos. Mas quando a maré sobe, que é muito rápido, só consegue chegar ao final se correr que nem um louco. Existem alguns poste colocados na área para servir como abrigo no caso de alguém ficar preso na água.
3 – Tian Men Shan, China. Esta estrada tem pelo menos 99 curvas completamente fechadas e foram feitas desta maneira para simbolizar o céu. Segundo a cultura chinesa, o numero 9 é considerado um numero da sorte, pois acreditam que o céu tem 9 palácios. Para além disso fica em entre 200 a 1300 metros de altura ao nível do mar.
4 – Halsema Highway, Filipinas. Não é uma estrada para veículos pesados, pois as movimentações e os deslizamentos de terra são frequentes. Fica na Ilha Luzon, cobre um trajeto de 250 kilometros, e tem muitas secção não pavimentadas, o que piora as coisas. Para além de que o clima é desagradável devido à humidade, chovendo muito.
5 – James Dalton, EUA. Fica no Alasca, são 667 kilometros cobertos por uma única estrada. Ao longo da estrada só existem 3 cidades, com uma população que não chega aos 40 habitantes. O seu tráfego é praticamente só de camiões que pertencem às empresas petrolíferas. Temperaturas muito baixas, visibilidade escassa e ventos desagradáveis compõem esta estrada.
6 – Passo dello Stelvio, Italia. Pertence aos Alpes italianos, entre Bormio e Sulden, a cerca de 75 kilometros de Bolzano e muito perto da fronteira com a Suíça. Tem inúmeras curvas acentuadas, um total de 48, para além disso, é a área mais alta da estrada, e muitas vezes as condições climatéricas adversas tornam-a intransitável.
7 – El espinazo del Diablo, México. Esta estrada liga Durango a Mazatlan e, apesar de ter umas belas paisagens, os seus precipícios enganadores já ceifaram a vida a muitos. Tem troços íngremes, estreitos e sinuosos, para além, de ser escura, pois uma névoa muito densa acumula-se impedindo que se acampe à volta dela. Não há estações de serviço e os animais tendem a aparecer de repente. São apenas 10 km, mas que mais parecem 1000.
8 – Skippers Canyon, Nova Zelândia. Esta estrada passa ao lado de Skippers Canyon, que desce verticalmente até ao rio Shotover. É muito estreita e não está pavimentada. Espetaculares penhascos de xisto e montanhas rochosas são algumas das características desta estrada.
9 – Carretera de la muerte, Bolívia. O Camino de Las Yungas ou Estrada da Morte, abrange 80 kilometros e liga a cidade de La Paz e a região de Los Yungas. É uma das poucas estradas que ligam a selva amazónica do norte do pais com a cidade de La Paz. Tem encostas íngremes e uma largura que no máximo chega a 3 metros. Aqui as chuvas são constantes, com névoa, lama e deslizamentos de terra.
10 – Atlanterhavsveien, Noruega. É também um destino turístico altamente valorizado em todo o pais. A sua construção levou 6 anos e foi parada 12 vezes por causa das tormentas que se originaram na zona. Tem pouco mais de 8 km e liga pequenas ilhas que atravessam 8 pontes e, apesar da vista ser espetacular, os ventos e ondas fortes fazem com que fique interdita a veículos. Também liga as cidade de Elis e Averoy, no condado de More og Rom. A ponte Storseisundet é a mais incrível, com 23 metros de altura, com barcos a passar por baixo.