O que acontece quando uma mosca pousa na tua comida?

Segundo Cameron Weeb, diretor do Hospital Científico da Universidade de Sidney, em um artigo publicado pelaThe Conversation, existem milhares de diferentes espécies de moscas no mundo.

Apesar de estarem sempre associadas à falta de higiene, as moscas desempenham um papel importante no meio ambiente, ajudando na decomposição, polinizando plantas e fornecendo alimento para predadores insetívoros. Além disso, elas são capazes de ajudar na resolução de crimes e na cicatrização de feridas (terapia larval).

Porém, muitas dessas moscas representam um grande risco para a saúde, especialmente as moscas domésticas, porque são mais comuns e estão presentes em quase todas as residências, principalmente durante a época de calor. Sendo assim, o que será que acontece quando o inseto entra na nossa casa e pousa na comida?

Não é surpresa que elas sejam consideradas “sujidade voadora”. Quando se trata da transmissão de patógenos, não é necessariamente a própria mosca que importa, mas sim de onde ela vem. Esterco, restos mortais e lixo são os ambientes preferidos destes insetos e são nesses resíduos que moram o problema. As moscas são capazes de carregar patógenos nas patas e no corpo, deixando-os na nossa comida através de pegadas, fezes e até mesmo vómito.

Segundo Webb, as moscas adultas podem viver até um mês, nesse período elas são capazes de colocar até centenas de ovos. Diferente dos mosquitos, as moscas não picam. Tão pouco possuem dentes, assim, não podem morder a nossa comida. O que acontece é que elas vomitam um resíduo rico em enzimas que dissolve na comida e permite que elas suguem o líquido resultante, que pode estar cheio de fluídos digestivos regurgitados.

No entanto, na maioria dos casos, se uma mosca pousar no teu alimento não significa que precises de o deitar fora. Numa única aterragem é pouco provável que elas possam desencadear uma reação que faça com uma pessoa fique doente. Porém, se uma mosca ficou muito tempo a passear pela tua comida, vomitando, comendo e até defecando, as probabilidades de ela deixar para trás uma população de patógenos são mais elevadas.

Para evitar que isso aconteça o especialista recomenda que a comida seja coberta durante e após a preparação, não deixando espaço para as moscas. No verão, quando elas são mais abundantes – e é praticamente impossível ficar com as janelas fechadas – a dica é colocar telas de proteção para evitar que elas entrem. Além disso, é altamente recomendável que o lixo doméstico esteja fechado. Passar inseticidas em torno das áreas onde fica o lixo vai ajudar a manter as moscas longe.

Fonte: facebook.com

(Artigo sem avaliação)
Loading...