10 sintomas de esgotamento emocional

Toda a gente conhece e já viu um esgotamento físico, pois ele reflete-se na nossa cara, no nosso corpo.

Agora, nem toda a gente sabe ou conhece o que é um esgotamento emocional, pois é aquele que não se vê. Ou pelo menos não é perceptível à primeira vista.

O esgotamento emocional é um grande mal que se não for detetado e tratado a tempo pode-se transformar em algo muito pior, em algo muito mais sombrio, como uma depressão.

Este vilão começa a atacar de uma forma muito discreta, de tal modo, que normalmente ninguém lhe dá a devida importância. Pensamos sempre que é mero cansaço e que assim que tivermos um tempo descansamos e que assim fica tudo bem.

A questão é que vamos sempre adiado para amanhã essa folga, e as coisas vão se acumulando até que alguns sintomas começam a surgir. Quando são físicos, vamos ao médico e ele nos diz que não é nada de mais e receita-nos um calmante ou algo para dormir juntamente com algo para o problema físico.

Seguimos os conselhos do médicos e os sintomas físicos até melhoram, mas porque pouco tempo, pois entretanto aparece outro problema.

Oesgotamento emocional, por norma aparece depois de um período complicado que ficou para trás, ou com um problema com o qual está a ter problemas em resolver.

Os sintomas típicos

1 – Não consegue dormir. Acorda cansado, pois apesar de achar que dormiu a noite toda, a verdade é que não conseguiu descansar verdadeiramente. Este cansaço só vai piorar durante o resto do dia.

2 – Memória fraca. Como está cansada, passa a contar a agenda e não passa sem o alarme do telemóvel, mesmo que não se dê conta disso.

3 – Quebra no rendimento. Como resultado deixa de conseguir fazer as coisas tão rápido como fazia. E tem dias que mais parece que está ligado ao piloto automático, e que nas reuniões parece que a sua cabeça ficou em branco sem ideias, apoiando apenas as ideias dos outros devido ao tamanho cansaço que sente.

4 – Começa a ter azia, dores de estômago e o intestino parece que já não funciona muito bem. Acreditem ou não, o intestino é o primeiro a dar o sinal de que as suas emoções não estão nada bem. Vai ao médico, mas o problema continua e não percebe porquê

5 – Passa a ter dores de cabeça. As suas dores de cabeça passam a ser mais frequentes e por norma acaba só por tomar um analgésico e espera que passa. A aquela passa mas passado pouco tempo aparece outra.

6 – Deixou de ter vontade de sair de casa para festas ou de estar com os seus amigos. Antes adorava sair, ir a festas, estar com os seus amigos, mas agora tudo isso lhe soa uma grande trabalheira. Até pode sair, mas as suas saídas são cada vez mais de menor duração e com menor frequência, preferindo ficar em casa cada vez.

7- Vontade de chorar por tudo e por nada. Quando estamos com um esgotamento emocional, a nossa sensibilidade é muito maior e as mínimas coisas, mais parecem gigantes de três metros. Qualquer coisa, como por exemplo deixa a loiça fora do sitio pode levar a um choro compulsivo e a reclamações exageradas. Claro que depois do desabafo, a pessoa sente-se melhor e no dia seguinte até sente uma certa vergonha e tenha fazer como se nada tivesse acontecido.

8 – Os pensamentos negativos são mais frequentes. Quando estamos neste estado, mesmo sendo uma pessoa otimista por natureza, tudo lhe parece cinzento, ruim e acredita que as coisas vão de mal a pior. Sente cada vez mais o lado negro das coisas, dando mais atenção as coisas que podem dar errado.

9 – Engolir sapos para não discutir. As pessoas são como são, e algumas delas irritam-te, mal tratam, mas prefere engolir sapos para não ter que ter discussões. Não é uma má estratégia, se isso não a afetar a nível emocional. Temos que por limites, de uma forma educada e se for preciso cortar algumas pessoas da sua vida, em nome da sua saúde mental e física.

10 – Problemas para ler e assimilar novas coisas. Não consegue sair da mesma página do seu livro preferido, pois não consegue assimilar o que leu. Isto porque a meio da página já a sua mente está em Marte ou ou Júpiter e tem de voltar a ler tudo de novo. Isto para quem está a estudo ou a trabalhar não é nada bom. E por isso não vê a hora de sair dali e fazer outras coisas, de preferência que não tenha que o usar o tico e o teco.

Tratamento

Escusado será dizer que os sintomas físicos devem ser vistos por um médico e deve seguir o tratamento, mas se for a nível emocional, não deve ser ignorado.

Assim, não adie mais o descanso, nem que seja por cinco minutos por dia.

Faça alguma coisa por si.

Procure ajuda especializada. Não é nenhuma vergonha e não deixa de ser quem é por isso. Apenas está a reconhecer que algo não está bem e que precisa de ajuda para resolver.

Corte com as pessoas que lhe fazem mal.

Proteja-se e não abarque todos os problemas do mundo.

Não faça mais pelos outros só que faz por si. Ou seja, coloque-se em primeiro lugar.

Sinta e viva a vida. Não vá só com a corrente.

E não perca nem a fé nem a esperança.

(Sem votação)
Loading...